A Fisiologia do Exercício e da Saúde é um campo de estudo multidisciplinar que explora como o exercício físico afeta o corpo humano em diversos níveis, desde o molecular até ao sistémico, e como essas respostas podem ser utilizadas para promover a saúde, prevenir doenças e melhorar o desempenho físico. Os seus benefícios são visíveis ao nível do aumento da força e massa muscular, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhoria do equilíbrio, agilidade e coordenação, sendo fundamental para a consquista de um corpo funcional.
A fisiologia da gestão do peso é um campo de estudo que explora os mecanismos biológicos e hormonais que regulam o peso corporal, o apetite e o gasto energético. Procura entender como o corpo armazena e utiliza energia, como as hormonas influenciam o apetite e a saciedade, e como esses processos podem ser afetados por fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Compreender a fisiologia da gestão do peso é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de perda de peso e prevenir a obesidade, tratar a obesidade e melhorar a saúde metabólica.
A Reeducação Postural é um método que procura as desarmonias do corpo humano, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. Através do equilíbrio entre as forças musculares e do trabalho das cadeias musculares que compõem o corpo humano, devolvendo a capacidade de movimentação normal das articulações e a manutenção de uma boa postura, por meio de alongamentos, tração e respiração. Pilates é um método de treino onde os praticantes, utilizando o peso do corpo ou recorrendo a pequenos equipamentos, trabalham a tonificação muscular de todo o corpo e o alongamento dos músculos. Ambos os métodos são eficazes e podem ser usados em conjunto para a conquista de um corpo funcional.
A Fisiologia Clínica tem como fundamentos o exercício físico assente no movimento orientado para a saúde e movimentos adaptados para a especificidade de cada pessoa/paciente. Através de um método de trabalho que promove o exercício físico como estratégia e ferramenta para a recuperação e prevenção de lesões e/ou doenças crónicas, utiliza exercícios específicos de fortalecimento, flexibilidade e mobilidade, que devolvem a capacidade funcional a estruturas lesadas ou em risco de lesão. A abordagem musculoesquelética e osteoarticular que é desenvolvida , dependendo do problema a ser tratado, recuperam, previnem e adiam as lesões atuais e o aparecimento de futuras ocorrências. Em alguns casos podem substituir a necessidade de outros procedimentos medicamentosos e/ou cirúrgicos atuando na disfuncionalidade e permitindo a aquisição de um corpo funcional.
O que é um corpo funcional?
Um corpo que todos nós desejamos, onde conseguimos assegurar as nossas atividades diárias,
com autonomia, com confiança, sem dores e sem limitações. Ao nível do treino desportivo ou para uma performance mais específica, é um corpo que nos permite executar as atividades que pretendemos de forma segura e eficiente.
Quem pode praticar?
Qualquer pessoa, com ou sem experiência, independentemente da idade, género ou condição física, porque a sessão é planeada considerando as suas necessidades, objetivos e capacidades.
Para pessoas que pretendem :
+ tonificação muscular (aumento ou manutenção da massa muscular);
+ postura e flexibilidade (aumento da mobilidade);
+ reabilitação física (tratamento de lesões em fase crónica);
+ exercício clínico( tratamento ou prevenção de situações específicas de cada paciente);
+coordenação e equilíbrio.
Quem deverá beneficiar do serviço de Fisiologia Clínica?
Pessoas em condição pós-cirúrgica, já em fase crónica, que necessitem otimizar as suas funções músculo – esqueléticas e osteo-articulares.
Pessoas que tenham sofrido AVC, que sofram de fribromialgia, esclerose múltipla, cervicalgias, lombalgias, hérnias discais, entre outras.
A forma de intervenção consiste em realizar uma avaliação postural inicial com recurso, se necessário, a exames complementares, seguida de diagnóstico de necessidades e planeamento das sessões a realizar.
Como funciona?
Contato telefónico para apresentação das partes envolvidas e das necessidades, objetivos e expetativas, e posterior marcação.
Avaliação física : questionário de anamense para recolha de informação pessoal e clínica relevante, medição e análise dos parâmetros de saúde (massa gorda, massa muscular, densidade mineral óssea, quantidade de água no organismo, metabolismo basal).
Diagnóstico das necessidades : leitura e interpretação dos dados recolhidos para alavancar o planeamento e periodização
Planeamento e periodização das sessões: definição do método a utilizar e do número de sessões necessárias ou da periodicidade das mesmas .
Agendamento das sessões.
Onde funcionam os serviços?
Domicílio
Ideal para pessoas que não têm disponibilidade para se deslocarem e preferem o conforto e a comodidade de ter um profissional em sua casa.
Online
Ideal para pessoas que pretendem um serviço flexível, cómodo, que pode ser realizado em qualquer lugar desde que tenha um dispositivo eletrónico e acesso a Internet
Estudio privado (local a combinar)
Ideal para pessoas que gostam de sair do ambiente da sua casa e/ou necessitam de material mais específico para as suas sessões.
Qual é o material necessário?
Inicialmente apenas um colchão de fitness. Após a avaliação inicial e estabelecidos os objetivos de treino , serão discutidos outros materiais, quando necessário.